ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 101 vezes
Terça-feira, 21 de Março de 2017
Pérola é contemplada com o Programa Cidade Empreendedora
 
Pérola é contemplada com o Programa Cidade Empreendedora

O município de Pérola participou da chamada pública 8/2016, para a participação no Programa Cidade Empreendedora, no qual foi um dos 130 municípios selecionados para ser atendido pelo programa.  A seleção ocorreu no dia 14 de março do presente ano, sendo que na Região Território Arenito-Caiuá foram somente 4 municípios contemplados.

O programa foi criado para fazer com que o estatuto nacional da micro e pequena empresa e seus benefícios chegassem aos municípios e aos micro e pequenos empresários, para tanto o SEBRAE lançou uma chamada pública para que os municípios pudessem aderir ao programa, sendo que no resultado final desta chamada, 130 municípios foram contemplados e assim estão dando o primeiro passo para a regulamentação e implantação da lei geral nos seus municípios.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e Agente de desenvolvimento, Giovani Schneider, deste o inicio da administração Darlan e Vilde, fomos incumbidos como secretário para trabalhar na busca de projetos que viabilizem maiores e melhores condições de desenvolvimento econômico de Pérola e logo percebemos que um dos caminhos seria formar uma grande parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -  SEBRAE, que é uma entidade que apoia e fomenta a criação, a expansão e a modernização das micro e pequenas empresas. Passaram-se 4 anos e muitas conquistas obtivemos em parceria com esta instituição, e agora recebemos com muita alegria a informação de que Pérola foi um dos 130 municípios contemplados com o programa cidade empreendedora do SEBRAE/PR . Isto sem dúvida traz uma expectativa muito grande a todos nós porque se tivermos o apoio da classe empresarial local, nós do poder público através do SEBRAE teremos condições de fazer com que o nosso empresário se torne um empreendedor de muito sucesso, porque o programa cidade empreendedora cria um ambiente legal e favorável para os pequenos negócios, possibilita a ampliação do mercado de oportunidades, promove a competitividade e a formação do micro e pequeno empreendedor, estimula o desenvolvimento tecnológico , proporciona o acesso ao crédito, proporciona a formalização de negócios, incentiva a geração de emprego e renda e reduz a burocratização dos tributos.

A função do município é formalizar e complementar a lei, e as entidades privadas juntamente com as públicas entram como parceiras no processo fazendo parte do comitê gestor municipal. Sem dúvida a lei regulamentada é um instrumento para o desenvolvimento local. Portanto agora o foco das nossas ações será tornar as empresas mais competitivas e gerar emprego e renda , ou seja, melhorar o ambiente em que as micro e pequenas empresas estão inseridas. Para isto, o SEBRAE trabalha na elaboração de um diagnóstico onde será  possível verificar como está a situação do município em temas como mercado, simplificação e desburocratização, crédito, tributação, associativismo, educação empreendedora, acesso a justiça e inovação. Temos agora instrumentos importantes para trabalharmos pelo desenvolvimento de Pérola, basta agora a vontade do poder público e o querer da nossa classe empresarial na busca do sucessos nos seus empreendimentos, esperamos também com esta iniciativa que consigamos superar a cultura do individualismo que tanto dificulta o nosso trabalho na área pública.

Fonte: Giovani Schneider

 
 
 Galeria de Fotos
Pérola é contemplada com o Programa Cidade Empreendedora
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento:Segunda a Sexta das 08:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00

Avenida Pérola Byington, 1800 – Centro

Cep: 87540-000 – Pérola - Paraná

 

(44) 3636-8300    prefeitura@perola.pr.gov.br