ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Pérola esteve presente no 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas no Paraná

Quarta-feira, 06 de setembro de 2017

Visualizada 394 vezes


 

             O município de Pérola esteve representado no 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas em Curitiba nos dias 30 e 31 de agosto pelos membros do Comitê Gestor Municipal através da Vice Prefeita Ana Luzevilde Biaca de Souza, do Secretário de Desenvolvimento Trabalho e Turismo e também Agente de Desenvolvimento, Giovani Schneider, da Atendente da Sala do Empreendedor, Michele Oliveira da Silva e do Agente de crédito, Lucas Paiva Branco.

O encontro promovido pelo SEBRAE, FIEP, FACIAP, FECOMÉRCIO PR, FOPEME, FAMPEPAR, BRDE e Governo do Paraná teve como objetivo construir uma agenda para a melhoria do Ambiente de Negócios – A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

805 participantes de várias cidades do Paraná se fizeram presentes neste encontro no qual foi elaborado a Carta do Paraná, com ações para melhoria do ambiente de negócios do Estado do Paraná, construída pela sociedade empresarial envolvida com comitês gestores municipais da lei geral e comitês territoriais.

A Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), institui um tratamento simplificado, diferenciado e favorecido para as micro e pequenas empresas, e as instituições públicas e privadas de representação empresarial tem um papel crucial como agentes de promoção de um ambiente favorável para fomentar o fortalecimento e a competitividade dos pequenos negócios. Esse ambiente favorável é a fundação na qual se sustenta o Desenvolvimento Econômico e Territorial tratando de alguns temas como uso do Poder de Compras, a Desburocratização e Simplificação, a Educação Empreendedora, a Inovação e Tecnologia, o Acesso a Serviços Financeiros e o Associativismo Empresarial, dentre outros capazes de transformar a realidade dos Pequenos Negócios.         Não há dúvidas de que a Lei Geral traz grandes avanços voltados aos pequenos negócios. No entanto, ela precisa sair do papel e ir ao encontro do seu público-alvo.

Cabe ao setor público e a iniciativa privada zelar e articular para que os municípios, os territórios e o Estado cresçam por meio desta legislação, que criou um tratamento simplificado e diferenciado para os Pequenos Negócios e que vem promovendo melhorias importantes no ambiente de negócios.

Segundo o Secretário, a administração Municipal de Pérola, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem um compromisso de melhorar o ambiente das micro e pequenas empresas do município de Pérola. “Muito já avançamos, e nos estruturamos para que o nosso empresário tenha um melhor tratamento, e mais facilidades na condução do seu empreendimento. Conseguimos fazer parcerias importantes com instituições como SEBRAE, SENAI, SENAR, SENAC, Universidades e Governo do Estado, que com certeza podem ajudar muito o nosso empresário para alcançar o sucesso tão desejado, mas ainda temos uma missão muito grande pela frente que é reverter a cultura do individualismo que ainda impera em nossa região e dificulta o trabalho do poder público em ações e projetos de desenvolvimento, o dia que conseguirmos fazer com que a população entenda a importância do cooperativismo e associativismo, com certeza os nossos municípios alcançarão o desenvolvimento tão desejado por todos” disse ele.

Fonte: Soraia Amaral

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-feita: Segunda a Sexta das 08:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00