ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

FRUTIPÉROLA é destaque na Biofach 2018.

Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Visualizada 475 vezes


Com pouco mais de duas décadas de existência, a Frutipérola, Associação dos Fruticultores de Pérola, já pode se orgulhar de seus feitos. Pela primeira vez o empreendimento embarcou para uma oportunidade internacional, a Biofach 2018, maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. A feira que ocorreu entre os dias 14 e 17 de fevereiro em Nuremberg, Alemanha é uma vitrine para o mundo de orgânicos. Os expositores puderam mostrar a origem de seus produtos, suas formas de produção e fechar negócios.

A história da associação é conhecida em todo o município. Desde a perda da primeira safra no ano de 1992, que foi toda para o lixo, até meados dos anos 2000, quando entrou no sistema orgânico que abriu novos rumos para compradores. 

Mesmo com limitações, os associados driblaram as dificuldades, se sustentaram e encontraram na adversidade uma oportunidade de crescer. 

Hoje, mais de 20 anos após a sua fundação, a Frutipérola conta com aproximadamente 50 produtores associados e colaboradores e em 2015, com a intenção de ampliar a sua área de comercialização foi criada a Cooperativa Frutipérola.


Além do Paraná, a Frutipérola comercializa a acerola em outros seis estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Ceará e Sergipe.


O plantio de acerola ocupa hoje cerca de 23 hectares do território municipal e a produção média anual varia de 400 a 500 toneladas.


O grande trunfo da cooperativa está em sua matéria-prima, a acerola, fruta pequena, mas muito rica em nutrientes, e conhecida como uma poderosa fonte de vitamina C, vitamina que está relacionada à diminuição de problemas cardíacos e de alguns tipos de cânceres, além de melhora na saúde da pele.
 
Desde 2011 a Frutipérola passou a produzir frutos 100% orgânicos e de lá para cá nunca faltaram compradores para a safra, garante o presidente da cooperativa, Luciano Lazarin. 

Para o ano de estreia da cooperativa na feira, foram levadas polpas de acerola orgânica que ficaram expostas no estande coletivo da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD). A Frutipérola foi convidada a expor seus produtos na feira depois de passar por um rigoroso processo seletivo para ter seu projeto aprovado e selecionado pela SEAD.

É importante ressaltar que quanto mais verde a fruta estiver mais vitamina C terá e, dependendo da época da colheita essa pode sofrer alteração na quantidade de vitamina C. Está aí o potencial de vendas. “O mercado brasileiro está crescendo e a agricultura familiar precisa acompanhar essa demanda”, afirma Luciano. O cultivo da acerola vem acentuando de forma persistente e tem despertado interesse entre os produtores e consumidores brasileiros, tanto in natura como em outros subprodutos industriais. A meta agora é a exportação e a Biofach pode abrir portas para a cooperativa que já é fortalecida no mercado nacional. 

Com a venda dos frutos já consolidada, a Frutipérola deverá na próxima safra ampliar seus horizontes e dar início as atividades de industrialização das frutas para a venda da polpa de acerola. 


Em seus 25 anos de existência passaram pela presidência da associação de fruticultores os senhores Aldo Nunes dos Reis, Francisco Palatinsk (em memória) e Osvaldo da Cunha que trabalharam com seriedade e afinco para solidificar a atuação da associação no mercado nacional. Atualmente a associação é presidida pelo Sr. Edson Pinguelo e a Cooperativa é presidida pelo senhor Luciano Lazarin.


Hoje Associação e Cooperativa caminham juntas para alavancar ainda mais esse projeto que se tornou realidade graças à força de vontade desse povo que mesmo nas maiores dificuldades, nunca desiste de lutar.


Na noite desta terça-feira, associados e colaboradores da Frutipérola foram homenageados pela Câmara de Vereadores por indicação da vereadora Valdete Cunha com a Moção de Aplausos pelo reconhecimento público de sua destacada participação na feira Biofach 2018.


 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-feita: Segunda a Sexta das 08:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00