Prefeitura do Município de Pérola
ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 123 vezes
Quarta-feira, 28 de março de 2018
Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida"
 
Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida"

A parceria entre a Prefeitura de Pérola e a Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri para a realização do programa “A União Faz a Vida” com os alunos da rede de ensino municipal entra no seu quinto ano com grandes expectativas. O programa voltado para a elaboração de projetos que são desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, em conjunto com os demais agentes do Programa, têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania.
 
As escolas utilizam a metodologia de projetos para elaborar o plano que será realizado durante o ano. A avaliação constante orienta a tomada de decisão para a melhoria e continuidade dos projetos.

Em Pérola, este é o quinto ano em que o programa é realizado entre os alunos e desde então, os projetos desenvolvidos no município, têm contribuido com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, influenciando as práticas de cooperação e cidadania. 

Para dar início ao trabalho é realizada a Expedição Investigativa, onde professor e crianças saem a campo e vão além dos muros da escola para ver, observar e experimentar, na prática, o conteúdo vivenciado. 

Dentre as principais conquistas destacam-se a aprendizagem das crianças, a interação com a comunidade, o trabalho em equipe, o respeito entre os colegas de sala de aula, a responsabilidade, organização e planejamento. 

Após a implantação do programa nas escolas, a realização dos projetos acarretou uma melhora significativa na realização das atividades diárias com a turma, e os professores incorporaram a vivência de práticas inovadoras em sua metodologia de ensino.
 
Em 2018, onze projetos do Programa “A União Faz a Vida” serão desenvolvidos no Município envolvendo uma Escola do Ensino Fundamental e todos os Centros de Educação Infantil.


Para chegar ao nome do projeto é necessário que os alunos envolvidos realizem a Expedição Investigativa e depois de executada esta etapa da expedição, cada projeto receberá um nome específico.


Algumas expedições já foram realizadas, outras já estão com datas marcadas para acontecer. Veja abaixo as onze expedições que serão realizadas pelos alunos: 
•    Cmei Recanto Feliz – professora Juliana Maria do Carmo – Pré-escolar I “A”. Local: Circo Planeta Espacial – foi realizada dia 28/02/2018 em – Pérola/Pr através da boa pergunta “O que você está sentindo aqui, neste local?”;
•    Cmei Recanto Feliz – professora Viviane Aparecida da Costa Silva – Pré-escolar II “A”. Local: Centro Cultural – dia 29/03/2018, às 9:30h – Pérola/Pr, será realizada no Centro Cultural Prefeito Elizeu Lannes do Carmo através da boa pergunta “O que você sente ao ouvir um poema?”, em Pérola/Pr;
•    Cmei Menino Jesus – professora Camila da Silva Noviski – Maternal II “A”. Local: ELMU – Reciclagem – foi realizada dia 07/03/2018, às 8:30h – Pérola/Pr através da boa pergunta “Como podemos reutilizar o lixo”;
•    Cmei Menino Jesus – professora Mirian Rodrigues da Silva – Maternal I “A”. Local: Sala de aula do Cmei Menino Jesus, será realizada dia 06/04/2018, às 14:00h – Pérola/Pr através da boa pergunta “Qual a importância dos cantos e contos para o desenvolvimento infantil?;
•    Cmei Doze de Outubro – professora Aline Vieira dos Santos – Pré-escolar creche “C”. Local: Pet Shop – foi realizada dia 21/03/2018, às 14h – Pérola/Pr com a boa pergunta “Como devemos tratar os animais?;
•    Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza – professora Antonia Aparecida Caliani – 1º ano “A”. Local: Parque Uirapuru – foi realizada dia 22/03/2018, às 9:15h – Umuarama/Pr através da boa pergunta “Como o meu corpo compreende o meio ambiente?;
•    Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza – professora Leya Lopes de Souza Ribeiro – 2º  ano “A”. Local: Brinquedoteca – será dia 03/04/2018, às 9h e 15 min – Umuarama/Pr, com a boa pergunta “É possível aprender brincando?;
•    Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza – professora Vanessa Priante Alecrim Diarte – 5º ano “A”. Local: Academia Corpo e Cia – foi realizada dia 21/03/2018, às 9:30h – Pérola/Pr através da boa pergunta “Como ter saúde?


Na ultima semana as crianças do Pré- Escolar Creche (Maternal) da professora Cecília Stevanato K. Franco, realizaram a expedição no Paço Municipal, dando início a mais um dos projetos do programa “A União Faz a Vida” através da boa pergunta “Você conhece a sua cidade? 


As crianças tiveram a oportunidade de conhecer todas as repartições da prefeitura e entender, na prática, um pouquinho do trabalho de cada funcionário. 


O prefeito Darlan Scalco recebeu as crianças em seu gabinete com imenso carinho e falou sobre o seu trabalho à frente do Município de Pérola. 


A professora Hellen Karla Horwat Carvalho, a coordenadora pedagógica Jéssica Dias Ladeira e a coordenadora pedagógica local Cleonice Aparecida Scalco Favero também estiveram presentes como apoiadoras do projeto. Os projetos enriquecem a aprendizagem entre a teoria e a prática, dando significado às ações humanas e estimulando a percepção de atuações futuras para melhoria na qualidade de vida. 


Para o Prefeito, as ações desenvolvidas nesta etapa da vida são fundamentais para a boa formação psicológica, cognitiva e social do cidadão. O Prefeito afirmou ainda que tudo aquilo que contribui para a boa formação das crianças deve ser desenvolvido pelo Município e as parcerias são sempre bem vindas para fortalecer ainda mais estes projetos que tanto contribuem na educação de nossas crianças.


Hoje, as equipes do Programa “A União Faz a Vida” estarão realizando duas expedições:
•    Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza – professora Ana Paula Joana Cavalheri – 4º ano “A”. Local: OPPNUS JEANS – será dia 28/03/2018, às 9 horas – Pérola/Pr através da boa pergunta “O que movimenta a nossa economia?;
•    Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza – professora Sheila Garcia Guedes Pereira – 4º ano “B”. Local: Biblioteca da UNIPAR, será dia 28/03/2018, às 14h e15min – Umuarama/Pr, através da boa pergunta “É possível viajar através da imaginação?;


 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 
 
 Galeria de Fotos
Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida" Pérola inicia expedições do Programa "A União Faz a Vida"
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento:Segunda a Sexta das 08:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00

Avenida Pérola Byington, 1800 - Centro

Cep: 87540-000 - Pérola - Paraná

 

(44) 3636-8300    prefeitura@perola.pr.gov.br