ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Pérola participa do Encontro do Sistema de Melhorias de Ambiente de Negócios do Paraná

Quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Visualizada 51 vezes


O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Pérola, Giovani Schneider, participou juntamente com alguns membros do Comitê Territorial do Arenito Caiuá, do Encontro do Sistema de Melhoria de Ambiente de Negócios do Paraná. 

O encontro aconteceu nos 12 e 13 de setembro, nas dependências do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e contribuiu para o compartilhamento de idéias e experiências que movem  as micro e pequenas empresas do Paraná.

O encontro foi organizado pelo SEBRAE-PR, FOPEME - Fórum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e pelo Governo do Estado. 

Aproximadamente 350 pessoas de 50 organizações que representam as micro e pequenas empresas paranaenses, se fizeram presentes para compartilhar avanços e planejar ações conjuntas para o próximo ano.

Na abertura técnica, o diretor de operações do SEBRAE-PR, Júlio Cezar Agostini, apresentou o andamento das ações previstas na Carta do Paraná, documento elaborado durante o 2º Encontro Estadual das MPEs em 2017 pela sociedade empresarial e membros de comitês municipais e territoriais. 

O documento prevê 350 ações, nas áreas de inovação, crédito, compras públicas, associativismo, educação empreendedora, simplificação e desburocratização.

“Junto com os parceiros em todo Paraná, temos um trabalho permanente dentro de um sistema para a melhoria do ambiente de negócios da pequena empresa no Estado. A Carta do Paraná completou um ano, com uma agenda dividida em etapas e com avanços em todos os seus temas principais”, confere Agostini.

Os dados registrados entre dezembro de 2017 a setembro de 2018, apontaram um crescimento de 3,42% em acesso a mercados; 4,48% em associativismo; 4,66% em crédito e financiamentos; 12,37% em educação empreendedora; 10,66% em simplificação e desburocratização; e 40,51% em inovação e tecnologia.

Na Educação Empreendedora, em 2014, 42 municípios eram atendidos pelos projetos. Em 2017, eram 128. Atualmente, são mais de 125 mil alunos, 7 mil professores, mil escolas e 33 instituições de ensino superior. 

Na área da inovação, além da criação e certificação de incubadoras, foram criados e aprovados o Fundo de Aval Garantidor das Microempresas, o Fundo de Capital de Risco do Estado e o Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná. Avanços importantes também ocorrem na área de acesso a mercado, com ações nas áreas de compras, e crédito, com as cooperativas, o incentivo ao microcrédito e as sociedades garantidoras (SGC). Comprar do local é ser âncora do processo de desenvolvimento econômico.  “O Paraná lidera a agenda no Brasil quando se fala no acesso de crédito para pequenos negócios. É o único estado com seis sociedades garantidoras de crédito, que já viabilizaram R$258,3 milhões em empréstimos a quase sete mil empreendimentos” relatou o diretor de Operações do SEBRAE-PR, Júlio Cezar Agostini.

Para o Secretário Giovani Schneider, o evento mais uma vez superou todas as expectativas quanto ao trabalho que os comitês vem realizando em todo o Paraná na luta pelo desenvolvimento do municípios, procurando melhorar a vida dos empresários paranaenses quando se fala em simplificação e desburocratização, acesso ao crédito, acesso a mercado, inovação e tecnologia, além da capacitar empreendedores e futuros empreendedores com o programa educação empreendedora. “Este trabalho vem sendo feito a nível de estado e cabe a cada um de nós implantar e incentivar estes programas em nossos municípios conscientizando nossos empresários quanto a importância do associativismo e cooperativismo, aos nossos professores e diretores de escolas que tem uma missão especial em preparar as nossas crianças para que elas tenham um futuro promissor, e é aí que entra o programa educação empreendedora que com certeza fará com que tenhamos futuros empreendedores mais preparados para a gestão de empresas, além de se familiarizarem cada vez  mais com a inovação tecnológica que está cada vez mais presente em nosso mundo” finalizou Giovani.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-feita: Segunda a Sexta das 08:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00