ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Secretários e profissionais de Saúde discutem ações para aprimorar atendimento básico à população

Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Visualizada 264 vezes


 

Na manhã desta quinta-feira, a cidade de Pérola realizou a Oficina de Criação e Aprovação de Protocolos de Encaminhamentos da Atenção Básica de Saúde, que visa aprimorar o atendimento básico oferecido aos usuários da rede de saúde pública municipal.

A apoiadora do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) Regina Peron, conduziu os trabalhos durante a oficina e alertou não somente os secretários municipais, mas também os médicos e enfermeiros presentes sobre os benefícios de aperfeiçoar o atendimento inicial que é oferecido ao cidadão.

Regina afirmou que cerca de 85% dos problemas do usuário da rede de saúde pública podem ser resolvidos ainda no atendimento básico, desde que os profissionais usem os critérios adequados para apurar o mais profundamente possível, qual é a verdadeira necessidade do paciente. “O atendimento ao paciente não deve se resumir apenas a ouvir seus problemas e encaminhá-lo para um centro maior que atenda especialidades. Na maioria dos casos, o problema pode ser resolvido ainda no atendimento primário, mas para isso é preciso que o profissional que estiver prestando o serviço conheça a fundo a história do paciente, realizando, se preciso, uma anamnese do cidadão com intuito de aumentar o índice de resolutividade do problema” destacou.

A elaboração da oficina com profissionais de saúde das cidades de Pérola, Altônia, Esperança Nova, Maria Helena, Mariluz e São Jorge do Patrocínio visa unificar a qualificação da saúde em toda a rede municipal da região, buscando sempre as soluções mais simples que possam, além de reduzir gastos, ofertar mais qualidade e cuidados aos usuários do serviço.

A Vice-Prefeita Vilde Biaca, o Prefeito de Altônia Claudenir Gervazone, o Diretor do CISA-AMERIOS Nilson Manduca estiveram presentes na oficina, juntamente com os secretários municipais e profissionais de saúde das cidades vizinhas.

A Secretária de Saúde de Pérola Rosangela Guandalin, que é Presidente do CRESEMS (Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde) afirmou que pretende desenvolver outras oficinas no decorrer deste ano, com o objetivo de melhorar cada vez mais o serviço prestado a toda a comunidade pela rede de saúde pública municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-feita: Segunda a Sexta das 08:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00