Administração - Segunda-feira, 09 de Março de 2020

Darlan Scalco garante recursos para saúde de Pérola.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (21), no Palácio Iguaçu, um pacote de investimentos no valor de R$ 50 milhões para ampliar e melhorar os serviços de saúde pública nos municípios do Paraná. Para Pérola, foram garantidos recursos que serão aplicados na atenção e vigilância em saúde. Este é o primeiro pacote de investimentos na saúde, disse o governador. Ele também citou o compromisso da bancada federal de incluir uma emenda impositiva no orçamento da União para reforçar os investimentos nos consórcios municipais. Com estas ações, o Governo do Paraná espera descentralizar a saúde, fortalecer o interior e evitar que as pessoas se desloquem para os grandes centros em busca de tratamentos. “Ainda gastamos muito com combustível na saúde, com a logística. Queremos fazer o caminho inverso. Investir esse dinheiro em equipamentos e na melhoria dos hospitais, de forma regionalizada” destacou o governador. O secretário de estado da Saúde, Beto Preto acrescentou que os repasses para vigilância e atenção na saúde aumentaram de R$ 18 milhões (2018) para R$ 23 milhões e que esse aumento vai suprir carências antigas dos municípios paranaenses. “Continuamos com um trabalho de economia, mas com intuito de melhorar a saúde de todo o Estado do Paraná, para as nossas 22 regiões de saúde”, afirmou. O prefeito de Pérola e presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP), Darlan Scalco disse que a ajuda vem em boa hora, visto que as prefeituras enfrentam dificuldades financeiras, atrasos nos repasses federais e precisam dos recursos do Tesouro Estadual para auxiliar as ações da saúde. “Não há como planejar nenhuma outra área sem saúde. Os recursos chegam numa hora muito vital para os cidadãos paranaenses”, disse. Além da garantia dos recursos junto ao Governo do Estado, Darlan Scalco, também destacou as obras que estão sendo executadas no município para melhorar e ampliar o atendimento à saúde do cidadão. Uma delas é a construção da nova ala do Hospital Municipal Dr. Raul Sergio Bittencourt que abrigará a área administrativa do HM e os atendimentos de urgência e emergência e que deverá ser entregue à população no início do próximo ano. Também passa por reforma, a Clínica da Mulher, que após concluída as obras, deverá receber os atendimentos de especialidades médicas oferecidas no município. A vice-prefeita, Vilde Biaca e a secretária municipal de Saúde, Rosângela Guandalin, acompanharam o prefeito durante a solenidade.