Administração - Terça-feira, 05 de Maio de 2020

Pérola terá sistema de coleta e tratamento de esgoto

Pérola terá sistema de coleta e tratamento de esgoto A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, vai implantar em Pérola, o serviço de coleta e tratamento de esgoto a partir de 2020. O projeto da obra foi apresentado nesta quinta-feira (24) pelo diretor-presidente da empresa, Claudio Stabile, e pelo diretor de Investimentos, Joel de Jesus Macedo, ao prefeito Darlan Scalco, secretários municipais, vereadores, empresários e representantes da sociedade civil. Também participaram da apresentação os gerentes da Sanepar Sergio Portela (Geral Noroeste), Marcelo Dias (Projetos e Obras Noroeste) e Carlos Henrique Gonçalves (Regional de Umuarama). De acordo com o projeto, será construída uma estação de tratamento de esgoto (ETE), a ETE Palmital, com capacidade para tratar 30 litros de esgoto por segundo. Também serão implantados 56 km de rede coletora, mais de 10 km de tubulação e 2.800 ligações prediais. A obra deve atender inicialmente cerca de 10 mil moradores. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no primeiro semestre de 2020 e concluídos no prazo de dois anos.   Para as obras, os investimentos previstos devem ser entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões. O valor exato será definido após a licitação. Para o presidente da Sanepar, a obra irá levar mais do que qualidade de vida para os moradores. "Pérola já tem 100% da população urbana abastecida com água potável e agora terá 65% de coleta, sendo tratado 100% desse esgoto. Isso vai reverter em mais saúde para a população", disse. Stabile também destacou que a execução das obras de esgoto devem gerar mais empregos e trazer novas empresas para Pérola, devido à infraestrutura em saneamento. A noite de conquistas foi comemorada pelo prefeito Darlan Scalco, que na apresentação do projeto da rede de esgoto, exaltou a importância desta que será a maior obra pública já construída em toda a história da cidade. “Estamos transformando sonhos em realidade. Em 51 anos de história, nossa administração dá passos para um futuro próspero, garantindo qualidade de vida para o nosso povo”, disse.  Darlan ressaltou que a cidade de Pérola é uma das poucas no Paraná que ainda não tem o sistema de tratamento de esgoto disponível para a população. O prefeito lembrou que por muito tempo a cidade ficou sem contrato com a companhia de abastecimento de água e havia por parte de algumas pessoas na cidade o posicionamento a favor da municipalização da água, o que dificultou a renovação do contrato com a Sanepar.  Hoje com o contrato renovado, as obras de mapeamento já foram iniciadas e o prefeito reconhece que sem o apoio recebido de todos os vereadores e de toda a comunidade, em especial dos donos das propriedades rurais por onde passará a rede coletora, essa obra não sairia do papel.  Finalizada a apresentação do projeto, o prefeito a presença da comunidade para apresentar as ações que o executivo, em parceria com a Câmara de Vereadores vem executando no município. O Prefeito falou das obras em andamento na cidade, com destaque para a construção da sede do CRAS, da nova ala do Hospital Municipal, da retomada das obras da Escola Municipal do Parque do Bosque e ainda do Portal Turístico na rodovia que liga Pérola a Cafezal do Sul. Darlan também fez um comparativo de investimentos em infraestrutura urbana realizados pela sua gestão que trouxe uma nova roupagem para a cidade, transformando uma "jovem senhora" numa das cidades mais bonitas da região. O Prefeito também apresentou os projetos futuros que serão executados, como a pavimentação das ruas que ainda não estão asfaltadas e que alcançarão os 100% de pavimentação na área urbana, cumprindo sua meta de governo. Destacou a construção da nova sede da prefeitura municipal e da câmara de vereadores que devem ser iniciadas no próximo ano e afirmou que muitos outros projetos serão executados antes do final deste mandato. Para encerrar a reunião, o prefeito enfatizou a importância de estar à frente da AMP – Associação dos Municípios do Paraná, sendo o representante de todos os prefeitos do Estado, o que fez seus compromissos multiplicarem, mas que também abriu portas para levar a todas as cidades do Paraná um novo modelo de administração. Darlan concluiu dizendo que as próximas eleições se aproximam e que espera que a comunidade perolense entenda a importância de manter a união entre os grupos, visto que essa união resultou em grandes avanços, mesmo em um período de forte recessão. O prefeito lembrou que o apoio que recebe da vice-prefeita e de todos os vereadores em seu governo, foi fundamental para que Pérola continuasse avançando, e por diversas vezes fez questão de reconhecer que a composição atual da Câmara Municipal é uma das melhores de todos os tempos.