Administração - Terça-feira, 05 de Maio de 2020

Empossados, Vereadores Mirins defendem melhorias para escolas.

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Pérola, foram empossados na última semana, os vereadores mirins eleitos no pleito eleitoral de 03 de julho 2019, que representarão os demais alunos das Escolas Arminda Rodrigues de Souza e Professor Waldemar Biaca na próxima legislatura. A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Lindolfo Bazoti Filho, no plenário da Câmara Municipal. A cerimônia também contou com as presenças dos parlamentares Almiro Francisco, Claudia Borges, Daniel Borges, José Carlos Ferreira, Juarez Baiano, Odilon Gomes e Valdete Cunha. Também compuseram a mesa dos trabalhos o prefeito, Darlan Scalco e o juiz de direito da comarca de Pérola, Carlos Eduardo Zago Udenal. Prestigiaram também o evento a vice-prefeita, Vilde Biaca, a secretária de Educação e Cultura, Sonia Celini, pais, amigos, diretores de escolas, coordenadores e professores municipais. Na ocasião, os vereadores mirins fizeram a leitura do juramento e assinaram o termo de posse. O presidente Lindolfo Bazoti, cumprimentou os jovens empossados destacando a importância deste projeto para a formação de novos líderes na sociedade. “Vocês plantaram um projeto em suas escolas e agora estão colhendo os frutos”, ponderou. O presidente sustentou a importância dos vereadores mirins para as escolas, pois terão de representar os interesses dos colegas e lutar por melhorias que venham beneficiar a todos. Darlan Scalco, que também acompanhou a posse dos vereadores mirins, destacou a importância dos pequenos parlamentares na construção da democracia e ressignificação da política. “Hoje infelizmente temos uma crise de identidade nos três poderes que sustentam nosso país. Não tenham vergonha de dizer que vocês são Vereadores Mirins da Câmara de Vereadores de Pérola. Vocês estão tendo oportunidade de fazer parte de uma legislatura e o façam com muita dignidade e orgulho”, afirmou. O juiz de direito, Dr. Carlos Eduardo, destacou o espírito crítico que cada vereador, mirim ou adulto, leva dentro de si. “Vocês foram eleitos para representar suas escolas com ética, honra e seriedade. Entendam que agora pertencem a um poder moderador com capacidade legislativa. Não executam, mas pedem, trazem e debatem ideias para melhorar a sociedade. Desejo sucesso nessa jornada”, assegurou. Também fizeram uso da palavra, os vereadores Juarez Baiano, Odilon Gomes e a vereadora Valdete Cunha. Ambos desejaram sucesso aos empossados e enalteceram o programa realizado em Pérola numa parceria das escolas municipais com o Poder Judiciário, através do cartório eleitoral, chefiado pela senhora Glória Aguiar Guariento Neves. Conscientes do compromisso que terão no exercício de suas funções e na missão de representar o interesse dos colegas de escola, os vereadores mirins empossados, apresentaram algumas propostas ao chefe do Poder Executivo para melhorias na qualidade de ensino. Das propostas apresentadas, destaca-se a manutenção do Programa Aprende Brasil de Ensino que é uma parceria entre a secretaria municipal de educação e o grupo Positivo, que oferece ensino de nível particular aos alunos das escolas municipais. Outras questões apresentadas se referem principalmente a execução de obras de infraestrutura nas escolas, com o objetivo de melhorar e ampliar os espaços físicos utilizados pelos alunos e professores.