Administração - Terça-feira, 05 de Maio de 2020

Gestão Darlan Scalco faz história e Pérola conquista pela quinta vez o Prêmio Gestor Público Paraná

O município de Pérola conquistou pela 5ª vez o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que está em sua 7ª edição. Os projetos “Parlamentar Jovem no Paraná: Vereadores Mirins” e “União e Parceria Vencendo a Fibromialgia” garantiram a conquista do prêmio na edição deste ano. A solenidade da premiação ocorreu nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), com a presença de autoridades de todo o Estado.  A conquista pela quinta vez do Prêmio Gestor Público Paraná foi comemorada pelo prefeito Darlan Scalco, pelo presidente da Câmara, Lindolfo Bazoti, por secretários e por representantes dos projetos premiados que acompanharam o prefeito à Curitiba.  Ao usar a palavra na solenidade de entrega dos prêmios, o prefeito de Pérola e presidente da AMP, Darlan Scalco destacou a importância desta premiação que vem coroando grandes projetos por todo o Estado. O prefeito também fez questão de agradecer a todos os envolvidos na execução desses projetos em Pérola, especialmente o núcleo de secretários, a vice-prefeita, todos os vereadores e os servidores municipais, que no desenvolvimento dessas ações tem levado mais cidadania e mais qualidade de vida aos perolenses.  Em suas palavras, o prefeito também ressaltou a importante parceria firmada entre a secretaria municipal de Educação, comandada pela secretária, Maria Sonia Celini e o Poder Judiciário na pessoa do juiz de direito, Dr. Carlos Eduardo Zago Udenal, do promotor de justiça, Dr. Tales Alves Paranahiba e da chefe do cartório eleitoral, Gloria Aguiar Guariento Neves que juntamente com professores e coordenadores das escolas municipais Arminda Rodrigues de Souza e Professor Waldemar Biaca, deram vida ao projeto “Parlamentar Jovem” que aproxima nossas crianças da verdadeira política e das reais necessidades da comunidade. Com o voto facultativo de 16 a 18 anos, o projeto Parlamentar Jovem no Paraná: Vereadores Mirins visa despertar o verdadeiro sentido da cidadania nos alunos da rede municipal de educação. Os alunos conhecem mais do processo eleitoral, da divisão de poderes do Estado e debatem sobre os problemas da comunidade. A parceria com o Poder Judiciário foi fundamental para o desenvolvimento do projeto que está em seu segundo ano e é desenvolvido atualmente nas escolas municipais Arminda Rodrigues de Souza e Professor Waldemar Biaca. Diante do forte impacto negativo sob a qualidade de vida dos pacientes vítimas de fibromialgia, o projeto União e Parceria Vencendo a Fibromialgia, criou encontros semanais que visam práticas coletivas, contínuas e interdisciplinares que estão melhorando o bem-estar dos pacientes com tratamentos mais saudáveis. O projeto que já foi premiado no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, conquistou pela segunda vez o Prêmio Gestor Público Paraná, pela continuidade do projeto e pelos resultados positivos que têm sido alcançados através desta prática. O Prêmio Gestor Público Paraná, já está consolidado como uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil. O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) promove a premiação como uma maneira de coroar o trabalho realizado pelos bons gestores públicos e também como uma forma de incentivo para que novas iniciativas sejam construídas e aplicadas nos municípios do nosso Estado.  Todos os projetos inscritos estão anexos no Banco de Projetos do site do Prêmio, garantindo que os projetos possam servir de inspiração para gestores públicos de todo o país. Assim, eles podem entender o funcionamento e plano orçamentário de cada iniciativa, podendo implementá-las em qualquer lugar.