Administração - Terça-feira, 05 de Maio de 2020

Direto de Pérola para todo o Estado, Secretaria de Educação do Paraná, apresenta o Programa Educa Juntos.

A manhã desta sexta-feira foi marcada pelo lançamento do novo programa do governo estadual para a educação no Paraná. O prefeito de Pérola e presidente da AMP – Associação dos Municípios do Paraná, Darlan Scalco e a secretária municipal de Educação, Maria Sonia Celini, receberam na cidade o Diretor de Estado da Educação, Raph Gomes Alves, acompanhado da chefe do NRE de Umuarama, Gilmara Zanatta para apresentar através de web conferência para todo o Estado, o “Programa Educa Juntos”. Entre as ações previstas pela secretaria da Educação está o fornecimento às redes municipais de um material complementar de apoio didático, focado na alfabetização para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Além da qualidade, este material contempla os objetivos de aprendizagem e conteúdos de cada fase, conforme o previsto no Referencial Curricular do Paraná. A ação deve beneficiar 255 mil alunos. Os municípios também terão acesso a instrumentos de avaliação, como a Prova Paraná (para 2º e 5º anos do ensino fundamental), Fluência (2º ano) e o Sistema de Avaliação Educacional do Paraná – Saep (2º e 5º). Eles funcionarão como uma ferramenta pedagógica para cada escola, que usará seus resultados para entender mais detalhadamente o que os alunos estão aprendendo e o que não estão e, assim, definir ações direcionadas para melhorar a aprendizagem. Os professores, pedagogos, gestores das escolas e as equipes técnicas municipais passarão por formações continuadas, com foco no aprimoramento profissional. Serão três formações por ano, para 800 pessoas em cada. Além disso, a secretaria da Educação vai reconhecer e premiar as pastas municipais que tiverem as melhores práticas pedagógicas e alcançarem os melhores resultados no programa. A secretaria de Estado da Educação, elegeu a cidade de Pérola para transmitir para todos os chefes, coordenadores pedagógicos e técnicos da educação infantil e anos iniciais dos NRE, secretários (as) municipais de Educação e equipes pedagógicas das secretarias municipais, a versão preliminar do material de apoio didático e as orientações quanto à adesão dos municípios a esta proposta. Além das autoridades citadas, membros da secretaria municipal de educação de Pérola e as direções dos colégios e escolas da cidade, participaram da apresentação do programa.