Administração - Terça-feira, 30 de Março de 2021

FORAM ENCONTRADOS ESPÉCIES DE ESCORPIÃO AMARELO EM PÉROLA.

ESCORPIÃO AMARELO.    Foram encontradas espécies de Escorpião Amarelo (Tityus serrulatus) no município de Pérola.   A Vigilância Sanitária informa que o escorpião amarelo tem a capacidade de se reproduzir sozinho, não tendo necessidade de cruzamento entre macho e fêmea. Portanto, atente-se com restos de construção, entulhos, folhas entre outros.   A dedetização do imóvel é recomendada, pois proporciona a eliminação dos insetos e aracnídeos (baratas, formigas, besouros e aranhas) que servem de alimento para esse animal.   O Escorpião Amarelo são responsáveis por graves acidentes, havendo a possível ocorrência de óbitos, principalmente se tratando de crianças.   Caso seja encontrado alguma espécie de escorpião, por favor, notificar imediatamente a Vigilância Sanitária e Ambiental do município ou entrar em contato com a Ouvidoria Municipal pelos fones (44) 3636-8332 ou (44) 98457-0176.   As equipes da Vigilância, juntamente aos Agentes de Endemias do município estarão prontamente dispostos em identificar o animal, passando as medidas necessárias para o manejo e contenção deste.   Além disso, quando identificada à necessidade, os funcionários serão mobilizados para a realização de uma busca-ativa no local, demarcando as áreas prioritárias e fazendo a varredura nos depósitos com maior probabilidade de alocação e reprodução do escorpião.   No entanto, caso ocorra um acidente com o Escorpião Amarelo, recomenda-se a higienização do local da picada com água e sabão, sendo necessário o pronto direcionamento da vítima para o hospital. Para o melhor tratamento, recomenda-se a captura segura do animal dentro de um pote vedado (morto ou vivo), para a melhor identificação da espécie, facilitando a administração do soro para tratamento da vítima.