Administração - Terça-feira, 25 de Maio de 2021

AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI CONTINUAM EM PÉROLA

Os agentes de saúde e endemias de Pérola continuam com visitas de alerta e combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, zika e Chikungunya.   De acordo com o coordenador de endemias Jonathan Mantovani, toda equipe vem trabalhando em visitas residenciais e pontos estratégicos da cidade neste período de estiagem com o objetivo de eliminar os possíveis focos do mosquito.   A cidade de Pérola teve até o momento 06 casos de dengue registrados neste ano. Devido as estiagens o índice de larvas do município reduziu, mas vários focos de dengue ainda estão sendo encontrados.   “O mosquito leva de sete a dez dias para se desenvolver do ovo a fase adulta, por isso a forma mais eficiente de evitar surtos das doenças transmitidas por ele é eliminar o ciclo de vida do inseto, ou seja, seus criadouros” enfatiza Jonathan.   Os agentes comunitários de saúde, pedem que a população faça a inspeção semanal de seu imóvel para eliminar os criadouros domésticos. Para a população que tem o hábito de acondicionar água em tonéis ou barris, a vigilância sanitária orienta que seja utilizado cloro regularmente para matar as larvas, lavem as bases de vasos de flores, recipientes de comida e água de animais, calhas e todos os objetos que possam acumular água.   A secretaria de saúde pede a toda população que fique atento aos principais sintomas da dengue como: Febre alta, maior de 38,5°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas no corpo. Procure as Unidades de Saúde somente se necessário e se sair de casa use máscara, álcool em gel e mantenha o distanciamento social.   A prefeita Valdete Cunha esteve no último domingo, 20, fiscalizando pontos da cidade que necessitam de limpeza, com o intuito de manter a cidade mais limpa e eliminar os possíveis focos de dengue.